Radiohead - In Rainbows (2007)

O que falar do tão polemico àlbum do Radiohead?


Embora eu não tenha achado tanta polêmica assim, acompanhei de longe a balbúrdia em torno desse maravilhoso [sim, maravilhoso, vai dizer que não?] àlbum que deu o que falar devido à atitude da banda de disponibilizar o àlbum gratuitamente para que o "consumidor internauta" pagasse a quantia que achasse justa faixa por faixa, como pré-lançamento de "In Rainbows".

Muita gente baixou o àlbum de graça [era possível fazer isso], o que não foi o meu caso no In Rainbows #1. Mas além da polêmica do "pagar ou não pagar, eis a questão" muita gente simplesmente detonou o album. Vi críticos dizendo que "embora a atitude de permitir ao fã pagar ou não pelo download, a banda já não tinha mais nada de inovador pra oferecer".

Confesso, como admiradora da banda, que fiquei pasma com as críticas. Porque quando ouvi as primeiras batidas de 15 Step, pensei comigo mesma: "Caramba, esse àlbum promete". pra mim prometia, porque mostrava um radiohead com uma esssência diferente, mais crua mas ao mesmo tempo amadurecida. Na lata, dizendo, parecia um àlbum simples e direto. Direto no cérebro mesmo, vicioso, químico, perigoso hahahaha. As batidas meio jazzisticas de 15 Step fizeram o sangue circular pelo meu corpo de uma maneira muito energética, me fizeram recuperar a esperança, é, o rock não morreu gente.

O rock garageiro de "Bodysnatchers", rápido e com guitarras poderosas faz você querer agitar e nunca mais parar.

Uma pausa pra recuperar o corpo com "Nude", e pra ficar meio deprimido se levar a letra a sério, pois Thom Yorke diz: "So don't get big ideas, they're not gonna happen. You'll go to hell for what your dirty mind is thinking". Pois é!

A terceira faixa "Weird Fishes/ Arpeggi" também é uma excelente faixa do àlbum, e "All I Need" o romance pedestáltico característico do Radiohead.

"Faust Arp" é belíssima, uma dessas novelas surrealistas onde as mensagens são meio subjetivas, ou interpretadas de forma particular. Uma canção mais terna, na minha opinião. "Reckoner" uma das grandes do àlbum é uma dessas músicas que me faz balançar os dedinhos e ficar batucando o ar. "Dedicated to all your needs?"

"House of cards" tem uma das minhas letras preferidas, e "Jigsaw Falling into Place" é a grande música do àlbum afinal: "The beat goes round and round".

E "Videotape" que fecha o àlbum e é uma das faixas preferidas da maioria das pessoas que eu conheço e ouviram o àlbum, embora não seja a minha preferida rs.

Vale lembrar que foram lançados dois àlbuns, e o In Rainbows #2 eu publicarei em breve.

Estou meio devagar com o projeto, por falta de tempo, mas aqui há somente um coração bobo apaixonado por música tentando dizer alguma coisa que descongestione o peito cansado e cheio de pensamentos esquisitos rs. E músicas que podem salvar a vida de muita gente, ou servir de trilha pra algum romance bonito, ou ainda arrancar um sorriso naquele fim de semana tedioso onde até a chuva perde a beleza natural de ser.

E a discussão existe, e não me deixem falando sozinha, senão penso que estou louca, rsrsrs.

Bom fim de semana a todos.

Estilo: Alternative / Eletronic
Destaque: Nude, Jigsaw Falling into Place, Videotape
Lembra: Radiohead?

download (uploadjockey)

E, como já é de praxe:
"Boa audição."
^^